quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Os inTOCáveis

Excelentíssimos senhores TOCs,

Quero acreditar que muitos de vós são boas pessoas, que fazem o vosso trabalho de forma correta. Muito embora pratiquem um serviço que, devido à lei, muitos dos cidadãos são obrigados a comprar, sei que procuram o melhor para os vossos clientes, não abusando do vosso poder e disponibilizando-se para responder a dúvidas que surjam no dia-a-dia. Ou seja, que procurem ter a contabilidade dos vossos clientes, lá está, organizada.

Então, pergunto-vos, o que acontece se vocês não cumprirem o vosso trabalho? O que acontece se, por erro vosso, um cliente tenha que pagar juros sobre, vamos supor, uma segurança social que ficou por pagar de um ano anterior, muito embora tenha sido esse mesmo TOC a fazer o fecho anual de contas? E se isso se repetir noutros impostos? E se, por acaso, o cliente decidir chamar a atenção e responsabilizar o contabilista e, por acaso, depois dessa chamada de atenção esse TOC "esquece-se" de submeter no portal das finanças as seguintes contas?

Gostava que me esclarecessem estas questões. Não quero que pague o justo pelo pecador, manchando o vosso bom nome e funcionamento. Sabem, é que, por vezes, contratar uma pessoa por imposição faz com que, algumas delas, não ajam da forma mais correta. Acho que isso se chama abuso de poder, ou qualquer coisa como “como não tens opção e és tu que vais pagar pelos nossos erros ou então fecham-te a empresa, estou a borrifar-me para ti”.

Deixo desde já os meus agradecimentos pelos esclarecimentos que possam vir a surgir.



Sem comentários:

Enviar um comentário